quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chet Baker - Let's Get Lost




Faixas
  1. All The Things You Are
  2. Bea's Flat
  3. The Thrill Is Gone
  4. Time After Time
  5. I Get Along Without You Very Well
  6. But Not for Me
  7. I Fall in Lov Too Easily
  8. Look for the Silver Lining
  9. The Wind
  10. Carson City Stage
  11. A Dandy Line
  12. I'm Glad There Is You
  13. The Half Dozens
  14. Let's Get Lost
  15. Long Ago and Far Away
  16. You Don't Know What Love Is
  17. Just Duo


Click Aqui para fazer o download deste álbum.

Miles Davis - Kind of Blue

     Kind of Blue é um álbum de estúdio do músico americano de jazz Miles Davis, lançado em 17 de Agosto de 1959 pela Columbia Records, tanto em mono como emestéreo.As sessões de gravações para o álbum foram feitas no 30th Street Studio na cidade de Nova York em 2 de Março e 22 de Abril de 1959. Após o ingresso do pianista Bill Evans em seu sexteto, Miles continuou com suas experimentações modais dos álbuns Milestones e '58 Sessions. O álbum é baseado inteiramente na modalidade, em contraste com seus trabalhos anteriores com o hard bop e a complexa progressão de acordes e improvisação.Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.



Faixas

So What
Freddie Freeloader
Blue ond Green
All Blues
Flamenco Sketches
Flamenco Sketches ( Alternate Take)

Click Aqui para fazer o download deste álbum.

Miles Davis - Bitches Brew

     Na longa discografia de Miles Davis, Bitches Brew tem uma importância tão grande quanto Kind of Blue. Se em 1959, definiu tudo que era "cool jazz" e tornou-se um imenso sucesso - inclusive comercial - Bitches Brew foi o disco que aproximou Miles Davis dos anos 70 e dos grupos de rock. Contando com um time excepcional de músicos, lançou um álbum duplo revolucionário e inovador e que revitalizou sua carreira, que entrava em um período de baixa, já que os grupos de rock o superavam em larga escala em vendagens. Mas, com Bitches Brew, Miles colocou as coisas no devido lugar, influenciado de Jimi Hendrix a Soft Machine.



Faixas

Pharaoh's Dance
Bitches Brew
Spanish Key
John McLaughlin
Miles Runs the Voodoo Down
Sanctuary
Feio


Click Aqui para fazer o download desse álbum.

Curiosidades Jazzíticas


  • Em 1990 o saxofonista Ken McIntyre mudou seu nome, adicionando “Makanda” como primeiro nome. Isso ocorreu quando Makanda Ken McIntyre estava em turnê pelo Zimbábue e uma pessoa na platéia segurava um papel com a palavra escrita, que significa “Muitas peles” na linguagem de Ndebele e “muitas cabeças” em Shona. 
  • Assim como Miles Davis conhecido por sua incansável mutação estilística outro grande explorador das associações do Jazz aos diversos estilos musicais foi Donald Byrd. Byrd também foi do Bebop ao Fusion, passando pelo Gospel, Soul, Funk. Em 1993 participou da gravação do disco Jazzmatazz do rapper MC Guru, disco que foi um dos primeiros a unir o Hip-Hop e o Jazz. 
  • Há uma passagem na história do jazz muito curiosa sobre a relação de Paul Desmond e Dave Brubeck. Dizem que quando Paul Desmond anunciou sua saida do grupo, Brubeck ficou tão chateado que pediu que o saxofonista não gravasse com outros pianistas que não fosse ele. De fato Desmond no restante de sua carreira só utilizou guitarristas. Brubeck já desmentiu esse fato. A verdade é que qualquer pianista ficaria produndamente chateado de perder um saxofonista da qualidade de Desmond. 
  • Miles Davis já desfrutava de certo sucesso em seus anos gravando com o selo Prestige, de 1951 a 1954. Porém em 1955 o trompetista assina contrato com a gigante Columbia Records e sua carreira decola vertiginosamente. No entanto, antes de partir seu contrato com a Prestige contemplava a gravação de mais quatro albúns em estúdio. Miles então não teve dúvida, gravou todos eles em duas sessões em dois dias. Poderia até parecer que não seriam discos de qualidade porém estes disco estão entre os melhores do astro (são eles: Cookin’, Relaxin’, Workin’ e Steamin’). 
  • Rahsaan Roland Kirk foi um dos mais excêntricos músicos do Jazz. Entre diversas de suas maluquices, que incluem tocar flauta com o nariz, sirenes e caixinhas de músicas, Kirk alterou o nome duas vezes.  Seu nome de nascimento era Ronald Theodore Kirk, mas a após um sonho decidiu inverter duas letras do nome, trocando-a para Roland. Anos depois, em 1970 incluiu-o Rahsaan, também após um sonho. Apesar de ser cego desde bem pequeno (resultado de um tratamento médico incorreto) Kirk sempre brincava com o fato de não enxergar. Pode-se ouvir uma de suas piadas no disco “Volunteered Slavery”, gravado ao vivo em que diz: “… we admit we started off too slow because I was looking at my piano player and I did smoke a little bit too much … I was totally blind when I came on here …”

Glenn Miller - The Best of Glenn Miller


Faixas

  1. In the Mood
  2. Pennsylvania 6-5000
  3. Little Brown Jug
  4. Moonlight Serenade
  5. American Patrol
  6. Tuxedo Junction
  7. String of Pearls
  8. Stardust
  9. Don't Sit Under the Apple Tree
  10. April In Paris
  11. Song of the Volga Boatman
  12. Indian Summer
  13. Serenade In Blue
  14. Moonlight Cocktail
  15. Bugle Call Rag
  16. Kalamazoo
  17. Johnson Rag
  18. Sunrise Serenade
  19. Chattanooga Choo-Choo
  20. Perfidia


Click Aki para fazer o download desse álbum.

Biografia de Glenn Miller

     Trombonista, arranjador e maestro Glenn Miller, se tornou a personalidade mais popular da era swing: e sua música tem sido evocada pelo sentimento e o espírito da vida americana, antes e durante a Segunda Grande Guerra.
     A big band de Miller podia apresentar baladas executadas de uma forma ricamente romântica, através de quatro saxes liderados por uma solitária clarineta; e podia apresentar uma direção mais rápida e ritmada, suingando com precisão e energia. Miller nasceu em primeiro de março de 1904, em Clarinda, Iowa, mas cresceu em Morgan, Colorado, onde ele começou a estudar o trombone. Sua formação musical terminou após um breve período na University of Colorado em Boulder. Depois, ele se integrou à banda de Ben Pollack na California em 1924. Na década seguinte, esteve com Pollack (ao lado do jovem Benny Goodman) e Red Nichols; então veio uma sucessão de apresentações em teatro, gravações com bandas e orquestras de rádio, onde trabalhou como sideman e arranjador. Em 1937 Miller formou a primeira de suas bandas, que o levariam ao topo do sucesso.

     Os seus seis primeiros lados foram gravados pela Decca e alguns pela Brunswick. Outra banda foi formada em 1938, onde a clarineta já solava o que seria um de seus maiores sucessos, "Moonlight Serenade", música que Miller tinha arranjado para Noble em 1934. Em setembro de 1938 a banda assinou com a Victor através de seu selo Bluebird.
     A ascensão de Miller aconteceu nos últimos meses de 1939, e em 1940 a banda apresenta o que seria seu maior sucesso até então, o hino do swing, "In The Mood". Jerry Grey veio a ser um proeminente arranjador e compositor de originais do swing como "Pennsylvania 6-5000", mas a maior característica das baladas de Miller, tinham o formato em que a seção de palhetas harmonizam junto com a de sopros e os trombones davam um colorido todo especial.
     No outono de 1942, depois de fazer dois dos melhores filmes de swing bands,“Sun Valley Serenade” e “Orchestra Wives”, Miller desistiu da mais popular banda da América e ofereceu seus serviços para defender sua pátria na guerra.
     Na Força Aérea Americana, no início, suas tarefas eram apenas as da burocracia. Mas Miller pressionou para aumentar o seu papel e finalmente ficou como responsável pela banda do Technical Training Command na Yale University, uma unidade em que Miller tinha em suas mãos grandes instrumentistas vindo das melhores bandas de swing, incluindo nomes como Ray McKinley and Mel Powell. Em junho de 1944, a base de operações de Miller estava ancorada na Inglaterra, em Bedford, onde trabalhava com shows dançantes, concertos, apresentações radiofônicas e sessões de gravação.
     Depois de ser liberado para a França, Miller foi transferido para Paris. A banda chegou em dezembro, para um programa de Natal, mas o pequeno avião em que Miller viajava desapareceu no Canal da Mancha, no dia 15 de dezembro.

Charlie Parker - Chasin The Bird


Faixas

  1. Crazeology
  2. Slow Boat to China
  3. Bluebird
  4. Chasin' de Bird
  5. Yardbird Suite
  6. Parker's Mood
  7. Bird of Paridise
  8. Constellation
  9. My Old Flame
  10. Relaxin' In Camarillo
  11. Moose the Mooch
  12. Marmaduke



Click Aqui para fazer o download desse álbum.