quinta-feira, 5 de abril de 2012

Curiosidades Jazzíticas


  • Em 1990 o saxofonista Ken McIntyre mudou seu nome, adicionando “Makanda” como primeiro nome. Isso ocorreu quando Makanda Ken McIntyre estava em turnê pelo Zimbábue e uma pessoa na platéia segurava um papel com a palavra escrita, que significa “Muitas peles” na linguagem de Ndebele e “muitas cabeças” em Shona. 
  • Assim como Miles Davis conhecido por sua incansável mutação estilística outro grande explorador das associações do Jazz aos diversos estilos musicais foi Donald Byrd. Byrd também foi do Bebop ao Fusion, passando pelo Gospel, Soul, Funk. Em 1993 participou da gravação do disco Jazzmatazz do rapper MC Guru, disco que foi um dos primeiros a unir o Hip-Hop e o Jazz. 
  • Há uma passagem na história do jazz muito curiosa sobre a relação de Paul Desmond e Dave Brubeck. Dizem que quando Paul Desmond anunciou sua saida do grupo, Brubeck ficou tão chateado que pediu que o saxofonista não gravasse com outros pianistas que não fosse ele. De fato Desmond no restante de sua carreira só utilizou guitarristas. Brubeck já desmentiu esse fato. A verdade é que qualquer pianista ficaria produndamente chateado de perder um saxofonista da qualidade de Desmond. 
  • Miles Davis já desfrutava de certo sucesso em seus anos gravando com o selo Prestige, de 1951 a 1954. Porém em 1955 o trompetista assina contrato com a gigante Columbia Records e sua carreira decola vertiginosamente. No entanto, antes de partir seu contrato com a Prestige contemplava a gravação de mais quatro albúns em estúdio. Miles então não teve dúvida, gravou todos eles em duas sessões em dois dias. Poderia até parecer que não seriam discos de qualidade porém estes disco estão entre os melhores do astro (são eles: Cookin’, Relaxin’, Workin’ e Steamin’). 
  • Rahsaan Roland Kirk foi um dos mais excêntricos músicos do Jazz. Entre diversas de suas maluquices, que incluem tocar flauta com o nariz, sirenes e caixinhas de músicas, Kirk alterou o nome duas vezes.  Seu nome de nascimento era Ronald Theodore Kirk, mas a após um sonho decidiu inverter duas letras do nome, trocando-a para Roland. Anos depois, em 1970 incluiu-o Rahsaan, também após um sonho. Apesar de ser cego desde bem pequeno (resultado de um tratamento médico incorreto) Kirk sempre brincava com o fato de não enxergar. Pode-se ouvir uma de suas piadas no disco “Volunteered Slavery”, gravado ao vivo em que diz: “… we admit we started off too slow because I was looking at my piano player and I did smoke a little bit too much … I was totally blind when I came on here …”

Nenhum comentário:

Postar um comentário