quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Bocal

O bocal é a peça do instrumento que é responsável por receber a vibração dos lábios, e repassar esta vibração para a coluna de ar no o interior do instrumento que irá modular estas vibrações conforme o comprimento do tubo do instrumento que pode variar com as chaves que estão selecionadas no momento e amplificar gerando o som.

O bocal influencia diretamente o timbre e a altura do som produzido pelo trompete, deve-se levar em conta as características do bocal para cada tipo de som que se deseja produzir. A escolha do bocal é muito particular e não há uma regra definida que se aplique a todos, entretanto, para os instrumentistas iniciantes , podemos recomendar as numerações entre 7 à 5 (numeração padrão dos bocais BACH).

A figura abaixo apresenta o corte de um bocal e as suas partes:


bocal
Características de cada parte:
  1. Diâmetro interno do copo:
    1. Diametro interno mais largo facilita a produção dos tons mais graves com tonalidade rica enquanto que diametros menores auxiliam a produção de sons mais agudos.
  2. Largura da borda do copo:
    1. Um contorno chato tende a segurar os lábios no lugar, por isso bordas com um contorno mais arredondado permitem maior flexibilidade que os de contorno chato. Uma borda mais larga aumenta o conforto e a resistência sobre uma borda mais estreita. Porém uma borda larga oferece menos flexibilidade.
  3. Forma da borda:
  4. Borda do copo:
    1. Uma borda que tenha a beirada (bite) mais aguda no lado de dentro fornece articulações mais claras por segurar os lábios no lugar.
  5. Copo:
    1. Com o aumento do cup em tamanho, sobrará mais lábio para vibrar o que faz um som com mais volume. A profundidade do cup ajuda a controlar a qualidade do tom. Um formato arredondado produz um som mais brilhante. Quando mais o formato se aproxima de um "V", mais opaco o som se torna. 
  6. Garganta:
    1. Diametro maior produz maior volume e menor controle, enquanto diametro menor produz menor volume e menor controle
  7. Backbore
    1. O formato do backbore, tão como seu volume, é muito importante no controle da resistência e da qualidade sonora. Geralmente um backbore mais justo ou menor produz um som mais brilhante enquanto que um backbore mais largo produz um som mais opaco e meloso.
  8. Skank
    1. O tamanho do shank controla quão fundo o bocal se encaixa nos lábios. Na maioria dos instrumentos o bocal não se encaixa contra o fim do bocal, criando assim uma brecha entre o fim e o começo do bocal. Essa brecha é muito importante na medida que ela afeta a resistência e a entonação; uma brecha menor produz menos resistência e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário